Pular para o conteúdo principal

Novo FPSO da petrolífera italiana Eni vai iniciar operação no bloco 15/06 || Saiba Mais

Em comunicado enviado à Lusa, a Eni afirma que o FPSO (Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Descarga) “Armada Olombendo” foi hoje batizado naqueles estaleiros asiáticos e será colocado em operação no denominado “East Hub” do bloco 15/06, embora sem adiantar custos desta aquisição.
Segundo a Eni, trata-se de um marco fundamental para iniciar a produção de petróleo naquela área do bloco 15/06, conforme previsto, no primeiro semestre de 2017.
O “East Hub” engloba nove poços submarinos, dos quais cinco são produtores e quatro injetores de água, a uma profundidade, em lâmina de água, que varia entre os 450 e 550 metros.
“Os hidrocarbonetos que são produzidos a partir desses poços serão transportados através de um sistema de condutas para o FPSO, para ser tratado e armazenado antes da exportação”, explica a Eni.
Estas FPSO, semelhantes a um grande petroleiro, chegam a ter mais de 340 metros de comprimento por 50 de largura, capacidade para armazenar 1,5 milhões de barris de petróleo e para processar 100.000 barris por dia.
O bloco 15/06 é operado pela Eni, que tem uma quota de 36,84 por cento no grupo empreiteiro, no qual a estatal angolana Sonangol (36,84%) é a concessionária e que conta ainda com a participação da SSI Fifteen Limited (26,32%).
Atualmente, a petrolífera italiana garante uma produção diária de 135.000 barris de equivalente de petróleo por dia, em Angola.
A Sonangol e a Eni anunciaram em fevereiro a entrada em produção do campo Mpungi, em águas profundas 350 quilómetros a nordeste de Luanda, elevando a 100.000 barris de crude diários a partir do bloco 15/06.
O Mpungi é o terceiro campo do projeto de desenvolvimento denominado “West Hub” a entrar em produção, depois dos campos Sangos e do Cinguvu, em profundidades entre os 1.000 e os 1.500 metros.
Há mais dois campos, Ochigufu e Vandumbu, para entrar em produção neste projeto do bloco 15/06.
O início da produção no campo Mpungi foi anunciado, inicialmente, para janeiro passado, acrescentando 40.000 barris de crude diários à produção dos dois outros campos (que era de 60.000 barris por dia)
A Eni garantiu anteriormente que são esperadas novas descobertas no bloco 15/06, onde a petrolífera descobriu reservas de três biliões de barris que em apenas 44 meses – após o anúncio da descoberta comercial – já estavam a fase de extração.
Angola é há sete meses consecutivos o maior produtor de petróleo em África, com mais de 1,7 milhões de barris de crude por dia.

Deixe a sua opinião!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carolina de Johnny Berry é o single mais procurado do momento passando o single Mima Só de Gerilson Insrael.

Os vídeos clipes do cantor Gerilson e Berry com certeza estão em uma grande competição. Com apenas 1 dia de lançamento na plataforma YouTube o  novo vídeo de geri geri alcançou mais de 200mil visualização, sem esquecer que o CEO da XB comento que o vídeo e com a certa um dos mais caros já feitos em angola. Com apenas 1 dia e algumas horas de lançamento o vídeo da música Carolina de Johnny Berry dedicado a sua mãe já conta com mais 100mil visualização na mesma plataforma. Será que o vídeo clipe Carolina conseguirá alcançar os números do vídeo mais caro de Angola "mima só"? comenta aí Editor: Albertina Fernandes

Video de Johnny Berry posto a circular nas redes sociais após a sua liberdade apontam um emagradecimento elevado.

O Rapper Johnny Berry foi liberado hoje na cadeia, após ser detido por acusações de burla em Benguela no passado dia 26. Após ser libertado internautas alegam o emagrecimento repentino do cantor considerado o rei do mundinho em Angola. Relembrar que  Johnny passou 4 dias detido motivos que levam os internautas a fazerem comentários abusivos ao rapper. Editora: Abertina Fernandes

Principe Ouro Negro de volta ao Brasil para a realização do seu grande sonho

Principe Ouro Negro ou simplesmente O Rei do Kuduro internacional está de volta no Brasil para comprir a sua agenda profissional tão esperada. Após várias expectativas por sua ida ao Brasil, Principe Ouro Negro partiu para a terra do Funk e Samba, no domingo do mês corrente. Acompanhado do cantor Yuri da Cunha os artistas angolanos encontra-se em São Paulo. Feliz e concentrado na sua viagem de sonho. Editor: Abertina Fernandes