Vaga-lumes, também conhecido como pirilampos... são insetos da ordem dos coleópteros, da qual fazem parte as joaninhas e os besouros. Famosos por sua incrível capacidade de emitir luz própria, os vaga-lumes são encantadores e ao mesmo tempo misteriosos. Afinal, como é possível um bichinho marrom de 2 ou 3 centímetros produzir uma luz de tonalidade esverdeada que pode ser vista a metros de distância? Pensando nisso, para você conhecer um pouco mais sobre esse animal tão enigmático, preparamos uma lista com 6 fatos e curiosidades que você provavelmente ainda não sabe sobre os vaga-lumes.
🔴1. Por que os vaga-lumes brilham?
O brilho dos vaga-lumes tem como finalidade a procriação. Machos e fêmeas brilham, mas quem começa o show de luzes, após o cair da noite, são os machos. A importância da emissão de luz para os machos é atrair as fêmeas. Enquanto eles voam, as fêmeas permanecem imóveis no chão. Algum tempo depois, são elas que passam a emitir luzes, a fim de atrair os machos que voam por perto.
🔴2. Espécies
Existem muitas espécies de vaga-lumes, acredita-se que no Brasil haja por volta de 500 delas. Cada espécie brilha de acordo com um determinado padrão: piscadas longas, piscadas rápidas e sucessivas etc. E é por meio desse padrão que machos e fêmeas, no escuro do bosque, se comunicam e, se identificam, e conseguem se acasalar.
🔴3. O que dá origem a luz?
Resultado do longo e lento processo evolutivo, a luz dos vaga-lumes, ou sua bioluminescênci
🔴4. Tempo de vida
O ciclo de vida de um vaga-lume é considerado longo para um inseto. Ele vive entre 1 e 3 anos, sendo que a maior parte desse tempo ele passa na fase larval.
🔴5. Ciclo da vida adulta
Após a metamorfose, a chamada fase adulta dura muito pouco: cerca de 3 a 4 semanas. Nesse tempo, o vaga-lume, já podendo voar por aí, dedica-se sobretudo às atividades reprodutivas, que ocorrem no verão. Depois do período reprodutivo, as fêmeas botam os ovos, geralmente em tocos podres de madeira, de onde sairão as larvas, depois de 15 dias. E assim se inicia um novo ciclo.
🔴6. Famílias
Existem 3 famílias de vaga-lumes: elaterídeos, lampirídeos e fengodídeos.
-Elaterídeos
Geralmente de cor castanho-escuro
-Lampirídeos
Esses vaga-lumes costumam ser de um marrom mais claro do que os elaterídeos, e suas “lanternas” ficam no ventre (abdome).
-Fengodídeos
Conhecidos como bondinhos, os fengodídeos caracterizam-se
Comentários
Postar um comentário
DEIXE AQUI A SUA OPINIÃO⤵